Compliance e Integridade: PODEMOS capacita dirigentes do Partido
O Programa de Compliance e Integridade do PODEMOS foi estabelecido e, para garantir sua efetividade, uma primeira fase de formação foi iniciada, em 18 de agosto, com os dirigentes de todo o partido. Foram capacitados, dentro da iniciativa, o Diretório Nacional, a Comissão Executiva Nacional e o Secretariado Executivo Nacional.
Durante o encontro, que ocorreu de forma virtual, foi enfatizado que, neste momento, o foco é a prevenção à corrupção e ilícitos relacionados. Legislação, normas técnicas, boas práticas nacionais e internacionais, entre outros conteúdos, foram os principais temas na capacitação que contemplou pontos focais em 12 estados.
“Nosso principal foco é prevenir ilícitos contra a administração pública, o que caracteriza a corrupção, mas também construirmos nossa política para evitar ilegalidades várias e outros crimes. Assim, antecipamos uma provável regulação que ocorrerá sobre o tema, asseguramos a transparência no Partido e contribuímos, todos, para reforçar os valores e objetivos da organização”, ressaltou Jefferson Carvalho, Diretor de Compliance e Integridade do PODEMOS.
“Desejamos alcançar o envolvimento de todos no desenho dos processos e ter sempre aberto o diálogo com órgãos de controle e a sociedade para conferirmos legitimidade ao Programa. O mais importante que pretendemos difundir no Partido: a consciência de Compliance e Integridade vêm para proteger, e não para controlar”, destacou Fernando Torres, Secretário Nacional de Transparência do PODEMOS.